quarta-feira, fevereiro 04, 2009

UM MERGULHO NO SILÊNCIO

O SILÊNCIO

Pego num pedaço de silêncio. Parto-o ao meio,
e vejo saírem de dentro dele as palavras que
ficaram por dizer. Umas, meto-as num frasco
com o álcool da memória, para que se
transformem num licor de remorso; outras,
guardo-as na cabeça para as dizer, um dia,
a quem me perguntar o que significam.
Mas o silêncio de onde as palavras saíram
volta a espalhar-se sobre elas. Bebo o licor
do remorso; e tiro da cabeça as outras palavras
que lá ficaram, até o ruído desaparecer, e só
o silêncio ficar, inteiro, sem nada por dentro.

De Nuno Júdice
em A Matéria do Poema

18 comentários:

Benó disse...

Num PC emprestado visito os amigos.

E aqui, fui bem recebida. Gostei das bebidas licorosas e das conversas. Felizmene não partimos nenhum frasco e os nossos silêncios são cheios de amizade.

Um abraço.

FERNANDA & POEMAS disse...

QUERIDA BABY, ADOREI O TEU POEMA... GOSTEI MUITO DA MÚSICA QUE TENS... TUDO LINDO POR AQUI,
FERNANDINHA

Sonia Schmorantz disse...

Bela escolha, admiro os poemas de Nuno Júdice.
Um abraço e otima quinta-feira

O Profeta disse...

A terra dorme em sobressalto
Um grito brota da alma
Danço com esta bruma de Inverno
Rodopia em meu peito uma estranha calma

Águas despertas, Mar bravio
Cai sobre mim um nevoeiro perverso
Uma onda estende seu manto de espuma
Açoita as pedras adiando o regresso


Boa semana


Mágico beijo

Baby disse...

Querida Fernanda, agradeço mais esta visita e as tuas sempre simpáticas palavras, venho apenas ressalvar as tuas palavras " Adorei o teu poema", porque o poema é de NUNO JÚDICE, não meu, com muita pena minha...

Um beijinho.

Baby disse...

À Benó, eu respondo:
É verdade, minha amiga, nas nossas tardes bebemos o elixir da amizade e os nossos silêncios são feitos de música e de palavras...

Um abraço.

Pedro Barata disse...

O silêncio que às vezes tanto diz...
Beijinhos

literatura disse...

Querida Amiga Baby!
Obrigada pela tua mensagem, que contém um voto muito feliz. Fico muito grato por isso. E envio-te o mesmo desejo.
Li a tua postagem. Penso que o poema traduz uma lembrança feliz, e logo a seguir tenta arrumá-la, e ter uns momentos de descanso. Esta foi a minha interpretação, Mas como sabes, cada um entende o significado do poema, segundo a sua personalidade.
Desejo-te um fim de semana Feliz!

Muitos Beijinhos!
Noribal

C Valente disse...

"Pego num pedaço de silêncio."
Gostei deste silencio
saudações amigas

angel bar disse...

Silêncio... Paz. Bom Fim de Semana.

Sonia Schmorantz disse...

A palavra mágica
dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.

Carlos Drummond

Lindo domingo!
abraços

F Nando disse...

Vir aqui é encontrar um oásis de poesia com a musica de fundo bem relaxante

Ana Oliveira disse...

Vinha desejar uma Boa Semana e por aqui me quedei...a ouvir a musica e a ler e reler o poema!

Beijos

Ana

Vieira Calado disse...

Excelente!
Este moço, como talvez saiba,
é algravio.
Da Mexilhoeira Grande.

Beijinhosss

acutilante - frank verlag disse...

Excelente escolha! como habitualmente.

Vieira Calado disse...

Olá, outra vez:

Quanto ao que deveria vir no Público.... ou fui mal informado,
(seria Expresso?) ou não era no último Sábado.
Só amanhã o saberei.

O que saiu no Notícias de Lagos, não é propriamente uma entrevista, mas uma opinião.

Beijinho.

Nilson Barcelli disse...

Um dos meus poetas favoritos.
E um dos poemas que mais gosto dele.
Tens bom gosto... o que mais tu terás de bom... imensas coisas, imagino...
Beijo.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,

Rosas

Rosas
Especialmente para ti, amigo visitante

Arquivo do blogue