domingo, agosto 05, 2018

AMIGOS



Quero ser o teu amigo. Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber,
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
 Sem forçar tua vontade.
 Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
 Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
 É bonito ser amigo, mas confesso é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias…

 Fernando Pessoa
Imagem colhida na net
·         
·         
·         


13 comentários:

chica disse...

Lindo demais! Adorei! Bjs chica

Cidália Ferreira disse...

Muito bom! Obrigada !:)


Beijo- Boa noite!

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia, lindo poema de FP, "Nem ausente, nem presente por demais." atravez do poema, é uma linda declaração de amor.
Feliz semana de coração apaixonado.
AG

CÉU disse...

Olá, minha querida amiga!

Calculei k houvesse novidade escrita por aqui, e acertei.
Agora, trata-me por você? Que é isso? Ora, faça voltar a voltar ao antigo tratamento.

Evidente k conheço este poema de Fernando Pessoa, poeta k mto admiro, mas não o k mais admiro. A amizade deveria ser isto mesmo, mas não é. Os poetas são uns sonhadores e depois pensam k na prática, a boa vontade deles na escrita se aplica.

Sou saudavelmente ciumenta no amor e na amizade, também, sou, de forma que se eu gostar mto de um amigo, quero-o por perto, quero ser quase k exclusiva e desejo k ele partilhe comigo cumplicidades, pke eu farei o mesmo. Não forço vontades, isso nunca o fiz, mas ajo com silêncios e aparente desinteresse, o k normalmente resulta.

Não sei se a amizade aqui descrita por Pessoa, seria uma simples amizade, não sei, mas os dois últimos versos deixam-me de "pé atrás".

A imagem é linda e parece k estamos na Primavera com PAZ. Estamos no verão e com incêndios graves no seu Algarve, o k me tem preocupado.

Espero k esteja mais feliz e k veja o mundo colorido, como na imagem escolhida.

Beijinhos e um grande abraço.

CÉU disse...

Minha menina,

Esqueci-me de responder à sua questão. Então, as minhas manitas (à alentejana) vão indo. Hoje tenho escrito bué e as pobrezinhas já me pedem "clemência". Enfim, vamos andando com vontade. Mto grata pela sua preocupação.

Beijinho.

Fá menor disse...

É muito bonito.

Não conhecia. E, porque são tantas as falsas atribuições da autoria de poemas a Fernando Pessoa, fui procurar. Verifiquei, sem surpresa, que o vulgo "Poema do amigo aprendiz" contém excertos do poema musicado "Saudação do amigo" do Padre Zezinho (nada tem de Fernando Pessoa).
https://www.paulinas.org.br/pub/partitura/P1229630102.pdf

Grata por me permitir conhecer belas palavras de amigo.
Beijinhos.

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Fernando é o cara! Dos imortais o imortal que vive comigo aos "papos". Chego a erguer taças de vinho e brindamos juntos em minha louca imaginação. Esse poema ele escreveu para os amigos que nós conquistamos pela atenção, pois a atenção é amor que não se sente como tal, mas amizade. Linda postagem! Parabéns! Grande abraço. Laerte.

Manuel Luis disse...

Lá vou eu tendo essa paciência.
Céus azuis por aí.
Bjs

tulipa disse...


OLÁ
A TUA IMAGEM quase que suplica por PAZ

é o que eu quero e muito, PAZ na minha Vida!

Só me aparecem "bruxas" pelo caminho...que raiva!

...Na medida mais precisa que eu puder...
pois a minha medida é cada vez mais a DISTÂNCIA
Longe....bem longe de gente má.

É bonito ser amigo
SIM É...mas nos dias de hoje, onde é que há amigos?

Paciência.
A minha já esgotou
tenho sido boa demais

MUDANDO DE ASSUNTO

Escreveste:
Fico encantada com o que aprendo nos teus blogs!

Então, está na hora de vires "encantar-te"
com os novos posts que tenho.
Tenho uma reportagem sobre o PALACIO REAL DE LA GRANJA DE SAN ILDEFONSO
aqui:
http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

Criei um blogue novo...
Bom fim de semana
Beijos.

Jaime Portela disse...

Uma excelente escolha poética.
Querida amiga, bom fim de semana.
Beijo.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia em paz de praia, aceite os meus votos de semana feliz, possivelmente vai ser de calor que uma linda algarvia ultrapassa o mesmo com facilidade.
Abraço,
AG

A Casa Madeira disse...

Nem tão longe e nem tão perto.
Bonito isso...

A Casa Madeira disse...

Oi Maré, como vão as coisas desse lado de cá?
Como o tempo anda passando rápido, daqui mais
um pouco já é Natal.
E a vida começou a sorrir? Mesmo que lentamente? votos que sim...
PAZ E BEM.

Rosas

Rosas
Especialmente para ti, amigo visitante

Arquivo do blogue