domingo, fevereiro 27, 2022

UMA CASA GRANDE


 

O presente pra mim é hoje

Tal qual uma folha em branco,

Pois que, por dentro e fora me lavei,

Nas imensas águas, onde,

Por longo tempo naveguei.

 

Dia e noite, noite e dia

Fui desatando o nó

Que a garganta me apertava

E deixei que do meu peito se soltasse

Toda a mágoa acumulada.

 

Uma a uma, desfolhava,

Como flor que já não era

 E nas águas afundava,

Como pétalas sem história,

Buscando sombra e morada.

 

Rumei enfim, para a margem

Em busca de uma casa onde houvesse

Muitas portas e janelas,

Por onde o sol sempre entrasse

E também risos e falas.

 

Uma casa grande, grande,

Pra que o mundo lá coubesse.


Foto encontrada na net.

 


20 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Um poema muito bonito!!
-
Mas, o importa o carnaval lá fora?

Boa noite. Beijos.

CÉU disse...

Olá, minha querida amiga!

É tão bom sentir-te bem e feliz! Um dia de cada vez, como muita gente diz, e é bem certo.
Estou muito contente pelo facto de teres atualizado hoje o teu blogue. Eu sabia que estavas inspirada e que tinhas matéria para a escrita.

Andaste uns bons meses "navegando", mas chegou a altura de aportares, como é natural. Lavada de corpo e alma, estás linda e perfeita.
Desataste os nós todos e ei-la que nem artista do circo, brilhando e as mágoas ficaram nos aplausos, tenho a certeza. Deixa-as ficar na multidão, e espero que não voltem mais ou não voltem tão depressa.
Isso! Uma casa com muitas portas, entradas, e janelas para que diariamente te mostres ao sol e ele te veja também. Vai ser como um namoro poético e cada vez que olhar para ele, lembro-me de ti. As vozes e os sorrisos das pessoas que pela porta ou pela janela te saúdem, fazem sentir-te viva. É tão bom viver! E podem entrar todos, porque a casa é muitíssimo grande e a solidão já feneceu. Agora vais viver com alegria para sempre, assim o espero.

MUITO OBRIGADA POR TERES VOLTADO!

Beijinhos e uma semana de luz e felicidade.

CÉU disse...

Esqueci-me de referir o valor da imagem. Parece um desenho de criança, e acho que é mesmo.
Que lindo!

Beijinhos e uma linda semana na tua casa grande com o sol e os amigos.

- R y k @ r d o - disse...

Poema lindíssimo que me fascinou ler. A imagem, qual desenho de criança, é deslumbrante. Saúdo o seu regresso que, poeticamente, acontece em grande.
.
Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

José Carlos Sant Anna disse...

Pois, o desenho e letra fizeram-me, primeiramente, lembrar da música Aquarela, de Toquinho e Vinicius. E depois de A Casa, de Vinicius. Fizeram apenas lembrar-me, pois forma e conteúdo do seu nos remetem para um compartilhamento de um espaço comum cada mais indispensável nas relações humanas...
Abraços,

chica disse...

Adorei o poema, bom te ver de novo aqui e a imagem fala muito com as cores...beijos, chica

Daniela Silva disse...

Lindíssimo poema :)
Beijinhos

Porventura escrevo disse...

Um poema realmente lindo, com muita introspecção

Juvenal Nunes disse...

O mundo em que vivemos mostra-nos os dois lados que refere: primeiro colhemos experiências, depois refletimos sobre elas.
O poema vale por essa análise existencial.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Mário Margaride disse...

Excelente poema, cara poetisa.
São importantes as nossas vivências/experiências, para refletirmos sobre essas mesmas realidades.

Grato pela visita, e solidário comentário.

Continuação de boa semana.

Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

João Santana Pinto disse...

Quero uma casa assim... merecemos uma casa assim, da mesma forma que este belo poema nos alerta para a vida. Devemos simplificar, desatar os nós e procurar a luz, a essência que nos faz bem e nos oferece bons sentimentos.

Gostei muito, bom fim de semana

Fá menor disse...

Belíssimo!
Tão bom ser assim!

Beijinhos, amiga, e tudo de muito bom, sempre!

Isa Sá disse...

Bonito poema!

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

A simplicidade da foto, deu ainda mais valor ao poema.
Gostei bastante!
Deixo um beijo e votos de bom fim de semana.
:)

Jaime Portela disse...

Não há mágoas que resistam quando conseguimos desatar os nós...
O teu poema é excelente. Demoraste mas arrasaste com este poema. Parabéns pelo talento.
Boa semana, querida amiga.
Beijo.

Mário Margaride disse...

Olá amiga,
Passando por aqui, agradecendo a visita e gentil comentário no meu cantinho, e desejar uma boa semana, com muita saúde.

Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

Maria Rodrigues disse...

Seria tão bom, podermos afogar todas as mágoas e nesta casa gigante que é de todos nós, o sol e a paz sempre reinassem.
Belíssimo poema.
Beijinhos

Parapeito disse...

Tão belo, tão simples, tão cheio de tanto.
Adorei.
Brisas doces **

CÉU disse...

Boa tarde, minha querida amiga!

Esperando que estejas bem de saúde ou satisfatória, pelo menos, porque não há ninguém com saúde a 100%.
Por aqui, tudo razoável, e fazendo sempre o mesmo, mas dia 08 acabam as aulas e há uns dias de descanso.

Não colaboraste no Dia Mundial da Poesia, mas foi pena. Não sei se te lembraste ou não ou se estavas com pouca inspiração. Quando assim é, começo um mês antes a tentar escrever alguma coisa. Também me esqueci de te avisar. Ficará para o próximo ano.

Tenho novo poema no blogue e espero a tua visita. É dedicado aos poetas, enfim, foi o melhor que arranjei.

Beijinhos e bom resto de domingo, bem fresquinho, por sinal. A massa de ar polar estraga-nos a Primavera.

Juvenal Nunes disse...

Ao longo da vida as nossa experiências vão acrescentando novos contactos e tornando mais pequeno o nosso espaço de acomodação.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

Rosas

Rosas
Especialmente para ti, amigo visitante

Arquivo do blogue