sábado, maio 04, 2019

EM DIA DE ANIVERSÁRIO


SAUDADES


Saudades de quem eu era,
Alegre e inquieta como toda a primavera,
Vivia a vida sem pressa
E da sua seiva me alimentava.

Os dias eram claros e ousados
E na minha ânsia de descobrir o mundo,
Abria de par em par as portas que encontrava,
Para ver o outro lado, com olhar fecundo.

Respirava o interior das coisas
E urdia histórias que depois escrevia,
Com lampejos de cor e toques de magia,
como quem compunha uma melodia.

A vida era uma sucessão de sonhos
E deslizava célere através do tempo,
Riscando o espaço num fluir constante
De amanhãs risonhos.

Mas a chama que alimentava a tocha
Foi perdendo o brilho e morrendo aos poucos
E as cinzas que no fim ficaram



Não passam hoje de uma pequena rocha
De onde brota, às vezes, um resquício de água,
Para que eu mate a sede de subtis memórias.

Imagem obtida na net

22 comentários:

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia amiga, aceite os meus votos sinceros de parabéns com enorme desejo de muita felicidade, hoje e sempre.
"A vida era uma sucessão de sonhos" era e é, não se deixa de sonhar até concretizar o que se deseja, este vai acontecer, é só uma questão de tempo.
Seu amigo,
AG

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde. Fantástico o seu poema!! AMEI!:)
*
Queria ser desejo d'outrora, da tua pele {POETIZANDO}
Beijo. Bom fim de semana.

tulipa disse...


Atormentadas lágrimas nos trilhos da primavera
tive eu ontem, dia da Mãe
e o meu filho não me ligou
só pelas 19h deu sinal e eu já farta de chorar
que mal fiz eu, para ter esta sina?

Também eu vagueio na reflexão da minha sina
Onde o sofrimento destrói a minha alma,

Aproveitei o dom da Cidália, pois o sentimento é idêntico.!

Amiga, vou mandar mensagem pelo facebook
estava a fazer recolha de imagens e pesquisa para um novo post

REGRESSASTE
com a força do dia de aniversário
já sei que foste muito feliz!

Por cá, faço os meus posts com fotos minhas
e depois pesquiso e faço chegar a informação a quem me visita
como neste artigo que acabei de fazer sobre,
como passei o dia do meu aniversário
se quiseres ver, aqui:

http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

Beijinho da Tulipa

chica disse...

Em dia de aniversário, recordações de outros anos chegam...Lindo!Parabéns e felicidades! beijos, chica

CÉU disse...

Olá, querida bebé!

Que tenhas tido um feliz dia de aniversário, com alegria, saúde, paz, mto amor e vida longa te desejo.

Um excelente poema, que retrata bem o que foi a tua infância e juventude. Quantas saudades, mas tens de seguir em frente, pke o tempo não para!

Sabes, nós também fazemos o destino e vamos "bordando" as nossas vidas, melhor ou menos bem. Se a vida era uma sucessão sonhos, como na Monarquia -rs, então, que os continues a ter. Sonhar faz parte de nós.

Evidente que uma chama aos 20 anos não é igual à chama dos 50, por exemplo, mas cada uma tem as suas características e beleza natural.

Tem de brotar mais "água" dessa "rocha", pke as memórias precisam de ser alimentadas e avivadas. Digo-te, contudo, que não devemos viver de memórias, em excesso, mas sim fazer o presente bonito.

Gosto imenso da imagem, que encima o teu poema. Qta "rebeldia" e alegria! Eu tive um comportamento quase oposto ao teu na infância e na juventude, embora qdo digo isto e as pessoas olham pra mim e leem o k escrevo, pensam que estou a "vender gato por lebre", mas não. Sempre fui muito sedentária, demasiado sossegada e de ficar onde me punham. Era o que se chamava uma mosquinha paradinha -rs e ainda hoje não sou de euforias. Sou alentejana, pois-rs!

Beijos e boa semana. Deixo uma rosa branca de presente do teu aniversário.

Fá menor disse...

Muito bonito! Mas a chama tem que continuar a brilhar!

Muitos parabéns!

Beijinho.

saudade disse...

Que essas memórias te alimentem para seguir em frente sempre de cabeça para cima, porque se existe saudade, é porque esse tempo foi maravilhoso...
Beijo

Maria Rodrigues disse...

Minha amiga peço desculpa de só agora aqui chegar, mas deixo hoje os meus sinceros Parabéns e desejo-lhe do coração muita saúde, alegria, paz e amor.
O poema é maravilhoso e nos leva numa viagem temporal à infância onde todos os sonhos eram possíveis. Que as memórias desses tempos iluminem os dias de hoje.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Jaime Portela disse...

Se a chama se apaga ou fica mortiça, o melhor mesmo é chamar outra chama... ou, então, por vezes resulta atiçar a chama já mortiça...
Gostei muito do teu poema, é magnífico.
Muito atrasados, mas ainda assim quero dar-te os meus parabéns pelo teu aniversário.
Querida amiga, um bom fim de semana.
Beijo.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, venho desejar-lhe continuação de muita felicidade. boa semana.
AG

CÉU disse...

Olá, minha linda menina!

Então, como vamos de "maré"-rs? Claro que na crista da onda (que horror, que pavor -rs) e em alta como a Bolsa de Valores-rs.
Por aqui, tudo normalex para não variar. Cheguei há pouco e ao abrir o computador, fiquei mto feliz por ver-te no meu blogue, cujo poema já tem "barbas", mas paciência, pke embora já tenha um poema alinhavado, não tenho tempo depois para comentar outros, sim, pke se eu tenho 150 comentários, por exemplo, ah, então, eu fiz 300. É mesmo verdade, o k te estou a dizer, mas, "quem corre por gosto não cansa" e ser-se egoísta também é uma realidade.

Espero k estejas bem, feliz e já bronzeada, pke nos Al Garb(s) deve estar mto bom tempo. Em Lisboa está calor, mas está um vento parvo, que nos leva os cabelos e as saias, caso as usássemos. Hoje, um colega meu ao ver uma moça de mini saia, disse: "sopra vento, sopra vento". Evidente que nos desatámos a rir, pke ele tem idade para ser pai dela, casado, com filhos, mas "ainda mexe" -rs.

Vá, vai pensando em novo poema apra publicares aqui. Combinado? Sure, I wait (olha, ainda sei quelque chose d' Anglais-rs).

Bisous, my dear friend and a good week.

Kalinka disse...


OLÁ AMIGA
sou grata e humilde por natureza
é tão bom receber elogios
e HOJE passaste a mão pelo meu ombro e deixaste palavras lindas:
Tudo o que ela publica é bom. Hoje foi a preto e branco, que considero muito artístico. Palmas para ela!! E beijos, também.

MUITO OBRIGADA

Pois é verdade, trago fotos de todo o mundo
para mostrar aos meus amigos outros lugares
e, fiz 2 posts sobre SIGHISOARA
a terra do DRÁCULA

não queres espreitar?
aqui:
http://tempolivremundo.blogspot.com/

Beijinho da Tulipa

A Casa Madeira disse...

Nossa até já anotei aqui para te felicitar no dia k.
Eu gosto de dizer que aniversário é o ano novo particular de cada um.
Pois querendo ou não sempre a aquela retrospectiva que fazemos.
Que o teus mês esteja sendo de grandes ou pequenas realizações, o que
importa é continuar andando... e com certeza o que move nós seres humanos
são também nossos sonhos, se realizamos ou não... isso já é outra
questão.
Tomar um bom chá ou café escrevendo belos poemas tambem são realizações.
Que a água seja lá de qual bica que for... continue a jorrar.

Sobre teu comentário lá na casa, sabes que pra mim um unico vaso, ou vários tbm
são belos jardins. O que importa é a intenção de viver bem.
Não conheço vasos mais lindos que sardinheiras por aqui chamados de gerâneos em belos
beirais. As sardinheiras são um convite a olha-las é o convite de bom dia. Algumas
das cores dessas flores falam com a alma da gente.
Obrigada pela sua sempre presença. Já anotei o teu aniv. não vou mais me esquecer.
Paz e Bem.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia amiga, feliz fim de semana e semana é o meu desejo, sinta-se bem, sinta-se feliz.
AG

CÉU disse...

E eu a pensar, com a tua conversa/desafio, que já tinhas publicado novo poema! Ah, marotita, moça marafada, que fizeste com que viesse ao teu blogue, na minha hora de almoço, mas ainda bem, pois é pretexto para conversarmos.

Estás bem, minha querida amiga? As palavras deixadas por ti no meu blogue deram-me a entender que sim e eu fico bué (já entrou no Dicionário da nossa Língua) contente e feliz, pke a vida são dois dias e o carnaval três, como, por graça, costumamos dizer. Viva a vida!

Qto a estar bem disposta, eu sou mto constante no humor e não sou daquelas que ao acordar batem no despertador e estão de mal com a vida, antes de tomarem o café, bebida, que não aprecio, mas depois estão no "paraíso". Eu acordo feliz e com um plano traçado para o dia, que tento cumprir. Pode haver algo fora da rotina, mas tento sempre entender o desvio.

Este tempo está mesmo incerto, como bem dizes, e o resto do mês de maio vai ser assim. Vamos ter uns dias mais quentinhos, mas depois, vem este vento estúpido, que me obriga a pôr parka corta-vento por cima de uma túnica de manga comprida e nas pernas leggings ou calças, de k, sinceramente, já estou farta. E como será junho? É que o verão começa nesse mês.

Tu já reparaste, decerto, nos vestidos tão compridos e largos, que agora se usam, tal como as saias. Eu quero comprar uns dois e colocar ténis (c'est le dernier cri -rs). Parece que não condiz, assim à 1ª vista, mas ficamos modernas, versáteis, elegantes e práticas. Saias, tenho várias compridas, que comprei em Sevilha. Adoro usar saias e vestidos, mas o tempo desmiolado não deixa. Gosto de mostrar a perna a partir do joelho, assim como quem não quer a "coisa"-rs, mas puxar, logo, logo o vestido para a frente para que dê "mais fome ainda" a quem mira-rsrsrs. Acho a sensualidade subtil, um dom.

Não gosto de praia, nem de mar, nem de oceano, nem afins-rs. Há uns 6 ou 7 anos, que não vou à praia e por isso tenho falta de vitamina D, mas o sol em excesso envelhece e tem muitos inconvenientes para a pele, como o cancro, por exemplo. Sou toda terrestre e do signo virgem para culminar. Só me sinto segura com os pés bem assentes no solo e a cabeça bem no lugar, que sempre tive e espero continuar a ter.

Bem, vou papar. És servida?

Beijinhos, um big abraço e uma bonita semana.

Kalinka disse...


OLA tudo bem por aí?

Hoje peço um favor:
vir ajudar-me a escolher fotos para a exposição, pode ser?

Vem ver aqui:
http://meusmomentosimples.blogspot.com/

COISA SIMPLES DA VIDA por exemplo é andar na Universidade Sénior para conviver e ocupar o tempo (embora eu tenha muitas ocupações, mas fechada em casa, não convivo)
Estamos a chegar ao fim de mais um ano lectivo e, o Professor de Fotografia pede sempre 6 fotos dos trabalhos que fizemos durante o ano, para ele "escolher" três para a Exposição!

Este ano faltei muito às aulas e por isso, só acompanhei a turma em três saídas ao exterior; fomos ver uma exposição de fotografia ao AMAC, fomos para a Mata da Machada fotografar cogumelos e fui ao Parque da Moita fazer uns cliques.

O que peço é se me AJUDAS a escolher 6 fotos destas que mostro.

Continuação de boa semana, beijo meu
Tulipa

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia amiga, votos de feliz semana com muita praia e bronze.
AG

Ani Braga disse...

Olá querida



Que coisa mais linda seu poema.
Sei que não estive por aqui no dia do seu aniversário, mas gostaria de te desejar toda felicidade do mundo sempre...


Beijos
Ani

CÉU disse...

Coucou, c' est moi!

Estás bem, minha amiga? Por aqui, tudo normal, mas com falta de tempo.

Finalmente, por aqui, o calor chegou, mas não sei se é para ficar, todavia, depois de amanhã começa junho, k é o mês do início do verão.

Já tenho novo post. Qdo der, aparece por lá. Terei mto gosto. Vê o vídeo, se tiveres tempo e paciência, O que pensa uma camareira -rs!

Beijos e boa semana.

Maria Rodrigues disse...

Passei para deixar um beijinho.
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia amiga, desejo que tudo esteja bem e que o fim de semana seja de enorme felicidade.
AG

Anónimo disse...

Belíssimo poema, apesar da dor que exala.

Rosas

Rosas
Especialmente para ti, amigo visitante

Arquivo do blogue