quinta-feira, março 28, 2019

COMO SEMENTES


Tropeço nas sombras espalhadas pelo chão,
quando caminho, alheada, pela casa vazia,
buscando um sentido na vida
a que possa dar a primazia
e no meu deambular,
folheio as palavras que guardei no peito
e escolho as mais marcantes,
que vou soltar ao vento
quando, num impulso,
abrir as portas à brancura da manhã.
Fico a vê-las partir, libertas,
como pétalas transparentes,
que sobem devagar,
voluteando graciosamente,
até que, desgarradas e já apenas sílabas,
caem, sem ruído, como sementes,
no chão verde desta terra fértil,
que as acolhe com o coração aberto
e onde um dia serão flor e depois fruto,
que bocas atentas colherão
e porão de novo a descoberto.

Imagem colhida na net.

26 comentários:

chica disse...

Simplesmente MARAVILHOSO! Adorei ler! beijos,tudo de bom,chica

Cidália Ferreira disse...

Poema muito bom! Amei!

Faço da força, meu caminho a seguir

Sigam o meu novo :- https://imagensquedispensampalavras.blogspot.com/
Beijo e um excelente dia

Kalinka disse...


Gosto de ver que regressaste!
...
Com mais calma virei ler e comentar
Hoje de passagem digo:
vi que foste deixar um comentário no post do DIA DA MULHER
...
as aparências iludem, isso te garanto...
Não é o que parece!

Algumas daquelas pessoas já faleceram, as mais importantes!
As outras não posso dizer
o que "tu afirmas":
E afinal haverá riqueza maior do estarmos rodeados de Amigos? Que seja sempre assim, para que nunca te sintas só.

Concluo:
E afinal, infelizmente daquelas todas
só vejo UMA porque anda comigo nas aulas...
de resto, a minha Vida continua como tem sido nos últimos 2 anos
com muita solidão e sem ninguém!
NÃO estou rodeada de Amigos/as!
SIM, sinto-me muito só.

Bjs da Tulipa
Obrigada pelas tuas visitas.

Trini Altea disse...

Que imagen más buena.
Feliz fin de semana

Trini Altea disse...

Justo hoy hace un año estaba en el Agarve de Portugal, me gustó mucho Lagos también visite.... Me gustó mucho toda esa zona.

CÉU disse...

Comes sementes, minha querida amiga? É natural, no sentido figurado ou não, pke estamos na Primavera e dizem fazer bem ao nosso organismo, interior e exterior.
Bem me parecia, que sem teres feito nenhuma cirurgia plástica-rs, tinhas a pele ainda mais bonita do k antes, moça marafada -rs.

E como sabes que estás linda, até tropeças nas sombras, na tua sombra, melhor dizendo, que vês no chão. Tão vaidosa, esta menina! Parabéns e que viva a boa autoestima!

Ora, casa vazia! Se calhar, só está vazia pke talvez fosse a melhor maneira, que encontraste, naquela altura, para te sentires em paz. Se tens filhos, eles partem, um dia, voam, tal como tu e eu voámos. Como não sou mãe, praga k a minha mãe sempre me rogou (trigémeos de preferência, dizia ela), falo, provavelmente, de cor, mas eu entendo os vossos sentires "tolinhos".

Isso! Abre as janelas da tua casa e sobretudo as do teu peito para deixares entrar a claridade e sabor da manhã e lança palavras ao vento e a quem as queira ouvir. Eu, que tenho a mesma profissão k tu, ao que creio, quantas vezes, lanço palavras "pró boneco", mas as consequências pra esses k me não ouvem virão decerto e pra mim tb, indiretamente, mas eu tenho "estofo", a todos os níveis.

Linda a metáfora que estabeleceste entre palavras e sementes. Muitas "sorverão" fertilidade e teremos depois a flor. Dela comeremos, com prazer, o fruto.

Nem pensar em terminar com o seu blogue, ouviu? Posta qdo te apetecer e tiveres tempo, mas escreve, ouvre ton coeur, mon amie chérie.

A imagem, k escolheste é tão linda! Tudo esvoaça na natureza e o firmamento está tão acolhedor e luminoso. É primavera, tão somente, e tu estás imbuída desse e nesse espírito, o k é naturalíssimo.

Beijos, um big abraço e dias que tens de fazer felizes.

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Belo tropeçar nas sombras
Que a bem ver nada são
Por ser representação,
Mas se parecem alfombras!

É tão bom perambular
Pelos caminhos da alma
Passo a passo, muita calma
Como um eterno lugar.

O teu poema é uma prece
Ao universo que tece
A luz que nos alumia.

O teu poema é um sonho
Igual a um rosto risonho
A emanar poesia.

Parabéns por tão belo poema! Já sentia saudades dos teus versos! Grande abraço! Laerte.

A Casa Madeira disse...

Oi Maré, expos lindamente essa trajetória que
com certeza para muitos passa sem percepção alguma.
É um ciclo em espiral que se move sem interrupção.
E assim vão se descobrindo coisas novas que surgem dessas
sementes.

r. Te animou a ter um cactos?
Bora lá? k
Boa entrada de mês de Abril.
PAZ E BEM a ti e aos teus.

saudade disse...

Deixas te voar as palavras e ao caírem formaram um maravilhoso poema.
Boa semana

Jaime Portela disse...

Escreves pouco, Mas, quando o fazes, sai obra boa...
Este poema é notável, parabéns pelo teu talento para a poesia.
Minha amiga, um bom resto de semana.
Beijo.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia, "abrir as portas à brancura da manhã" é a melhor maneira de ultrapassar as sombras que a vida acumula.
A imagem é belíssima, votos de (será com chuva?) feliz fim de semana,
AG

Maria Rodrigues disse...

Um poema sublime que tocou o meu coração, obrigado.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco

Fá menor disse...

Palavras, tantas vezes, leva-as o vento. Decerto pousarão, sim, em algum lugar e serão semente. Temos de ter esperança!

Beijinhos.

tulipa disse...


OLÁ
Fico feliz por te ver mais activa
Férias da Páscoa vão trazer mais tempo livre.

POR AQUI, novidades
quando quiseres espreitar, aqui:
http://tempolivremundo.blogspot.com/
http://meusmomentosimples.blogspot.com/

http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
http://pensamentosimagens.blogspot.com/

Diferentes temas
o que te chamar mais a atenção, vê.

Obrigada pela visita e comentário
do fundo do coração
me despeço com um forte abraço
que hoje preciso muito
Bom fim de semana
Tulipa

tulipa disse...


AMIGA
chegou a minha vez de "ir abaixo"
e, de que maneira
estou mesmo destroçada.

Foi em 2005 e, depois de ter vindo da RÚSSIA
vinha tão feliz de tudo o que vivi, vinha mesmo deslumbrada
que ao criar o meu 1º blog, em 2005
dei-lhe o nome de Kalinka (tem tudo a ver com a Rússia)
e, agora 14 anos depois PERDI TUDO

estou desolada e de rastos
pois perdi tudo que tinha nos meus 2 blogues da Kalinka,
14 anos de uma VIDA
NÃO ME CONFORMO

num deles que era só das minhas viagens ao outro lado do mundo - ÁSIA - ORIENTE
foram 7 anos de viagens com fotos lindíssimas e foi tudo para o lixo

Não sei mesmo se vale a pena continuar com os blogues
...
eu perdi dias, semanas da minha vida
a pesquisar para deixar toda a informação
a escolher as fotos adequadas para o texto e para VÓS
pessoas que talvez nunca consigam ir àqueles lugares
e
agora resta um buraco negro na minha alma

Vou ter que repensar se continuo
pois quem sabe talvez seja melhor
sair de casa, ir caminhar
em vez de estar aqui fechada a dedicar-me a algo
que de um momento para o outro
DESAPARECE

me despeço com um forte abraço
que hoje preciso muito
Bom fim de semana
Beijinhos
Tulipa

Existe Sempre Um Lugar disse...

Olá, receba os meus votos de fim de semana iluminado com felicidade.

Kalinka disse...


Leio: imagem colhida da net
Tens que o fazer...
e eu com milhares de fotos, nem sei onde as usar...

Pego na tua inspiração e
nas tuas palavras e...
Tropeço... nas lembranças do meu blogue
ORIENTE... várias viagens à ÁSIA
tudo perdido...
não me conformo!
quando caminho, triste
pela Alma vazia,
buscando um sentido,
uma explicação.

Volto aqui
e, digo-te, há mais posts
para veres...
Acredita que vais gostar
aqui:

http://meusmomentosimples.blogspot.com/

e, aqui:
http://tempolivremundo.blogspot.com/

http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

Aproveita as férias da Páscoa!
Beijinho da Tulipa

Fá menor disse...

Os meus votos de uma Santa Semana Maior! E uma Feliz e Santa Páscoa!

Beijinhos.

CÉU disse...

Olá, minha querida amiga!

Espero que estejas bem, descansada e feliz. por aqui, tudo bem, excetuando o tempo.

Li o meu anterior comentário e, "Como Sementes", título do teu post, pode ter dois significados. "Como" do verbo comer ou termo comparativo. Não sei qual a ideia, que lhe deste, mas já agora estou curiosa. Depois, diz-me. Thanks!

Beijos e Páscoa de renovação.

Kalinka disse...


Mais uma vez visito-te e é verdade:
a Roménia é um país muito verde!

No circuito que fiz por lá, vi isso mesmo e nós, os Portugueses que iam na excursão, até se falou dos incêndios em Portugal no ano passado e a Guia sabia disso pois lá também ouvem as notícias e disse:
aqui ainda não se lembraram de fazer o mesmo que em Portugal,
porque se alguém se lembrar vai ser uma desgraça!

Pois foi... só passei uma noite na estância de montanha!
SIM é pena, mas também não havia nada para ver à volta,
só interessa a quem faz desportos de neve...
e, andar em circuito é isso mesmo, uma ou 2 noites no máximo
em cada lugar.
Seria para aproveitar a sauna,
e ficar sentada na varanda a ver a Natureza em redor, nada mais.

Dizes tu:
sei que não foste à Roménia para isso!
Fui à Bulgária e à Roménia ver aquilo que o programa do circuito oferecia, monumentos típicos principalmente.
Não é bem ver ...o máximo possível.

Prefiro QUALIDADE do que quantidade.

Um abraço. Páscoa feliz.

CÉU disse...

Minha linda menina!

És tão querida e amável!
Grata pela explicação do "como" comparativo.
Esse espelho deve ser bajulador-rs. Ora, o meu blogue melhor que os outros.

Beijos e uma Páscoa renovadora.

saudade disse...

Boa Páscoa
beijo

tulipa disse...


OLÁ
não posso acreditar
este é o sexto comentário que deixo aqui

Para quando um novo post?
Não tens desculpas, tiveste 2 semanas de férias da Páscoa
com mais tempo livre.

Para quem "pensa" que não faço férias "cá dentro",
tenho dois posts novos sobre o ALENTEJO.
Na minha visita ao Alentejo tinha o objectivo de ver recintos megalíticos pois aquela zona é farta de monumentos megalíticos, mas... aquele que consegui mesmo ver e estar perto foi o MENIR da BULHÔA

http://meusmomentosimples.blogspot.com/

http://meusmomentosimples.blogspot.com/

Bom fim de semana
Tulipa

Existe Sempre Um Lugar disse...

Bom dia amiga, desejo-lhe feliz fim de semana, aproveite o bom tempo para se bronzear, assim, certamente que fica mais linda do que já é.
Abraço
AG

A Casa Madeira disse...

Oi Maré, passando para te desejar uma boa entrada
de mês de Maio; daqui a pouco para nós já é
inverno novamente acho que o frio vai chegar mais cedo.
O vento anda fazendo seus anúncios k.
r. obrigada pelo seu comentário, ando diminuindo drasticamente o jardim.
e essas plantas vão começar a encher os espaços vasios por aqui. k
PAZ E BEM.

CÉU disse...

Olá, minha querida amiga!

Espero k estejas bem e feliz. Por aqui, tudo normal, como sempre, pelo menos até agora.

És como sementes, então, és uma excelente menina, pke vais dar origem a flores e fruto.

Tenho novo post, que gostarias k lesses e comentasses, qdo te fosse possível. Obrigada!

Beijinhos e boa semana.

Rosas

Rosas
Especialmente para ti, amigo visitante

Arquivo do blogue