domingo, abril 19, 2020

PARAÍSO

PARAÍSO

Deixa ficar comigo a madrugada
Para que a luz do sol me não constranja.
Numa taça de sombra, estilhaçada,
Deita sumo de lua e de laranja.

Arranja uma pianola, um disco, um posto
onde eu ouça o estertor de uma gaivota...
Crepite, em derredor, o mar de Agosto...
E o outro cheiro, o teu, à minha volta!

Depois podes partir. Só te aconselho
que acendas, para tudo ser perfeito,
à cabeceira a luz do teu joelho,
Entre os lençóis o lume do teu peito...

Podes partir. De nada mais preciso
Para a minha ilusão do paraíso.

De: David Mourão Ferreira

Imagem da net

22 comentários:

chica disse...

Poesia e imagem lindas! beijos, tudo de bom,chica

" R y k @ r d o " disse...

Um poema fascinante
De uma beleza invulgar
Que mostra num instante
A doçura do verbo amar
...............
Cumprimentos poéticos
Um domingo feliz

Cidália Ferreira disse...

Um poema muito bonito! Adorei!
-
Mundo ao contrário ...
-
Beijos e um excelente Domingo

saudade disse...

Que o sol da madrugada nunca nos abandone.. Fantástico poema.
Boa semana

A Paixão da Isa disse...

bonita foto com bonito poema bjs saude

CÉU disse...

De facto, minha querida amiga, deste modo seria mesmo um paraíso. David Mourão Ferreira foi o poeta do amor, em minha opinião e soube escrever versos tão bonitos e apelativos.

Numa taça, já quebrada, deitar sumo de lua e de laranja é uma metáfora tão invulgar, mas parece que nos alimenta.

É um poema de um certo desencanto, de pedidos, mas depois de satisfeitos, a pessoa amada pode partir, pois a outra continuará naquela ilusão de quem está e vive o paraíso de um amor, não concretizado.

Então, socorreste-te de David Mourão Ferreira? O confinamento está a roubar-te a inspiração? Tudo ha de melhorar!

Novo poema e vídeo no meu blogue. Obrigada!

Beijos e um abraço sem vírus!

CÉU disse...

Deixa-me falar da foto, que estava esquecendo. Então, este é o início ou a "capa" do tal paraíso. Que deslumbrante e que quentura o amor proporciona!

Dias felizes e cautelosos.

A Casa Madeira disse...

Essa imagem está fantástica...
Todas as visões do paraíso por mais estranhas que
sejam sempre falam de amor.
Ele nunca foi tão presente como agora nestes tempos
de solidariedade;
Por aqui a poucas baixas no meu estado pois as pessoas estão
realmente ficando em casa... eu é que tenho saído para atender
familiares e amigos.
Vamos ver o que acontecerá para os próximos meses...
Se cuida!
PAZ E BEM.





piedadevieira disse...

DOCE POESIA

piedadevieira disse...

Que linda poesia!

Canto da Boca disse...

Belo e provocante poema.
Nos permite uma extensão poética imbricada na intenção (?) do eu-lírico.
Cheguei a ouvir o saxofone do Charlie Parker e a música, "All the things you are", seguido de um odor deleitante do tabaco, impregnando o ar.
Um texto altamente sugestivo e interativo.

Beijo.

:)

Maré Viva disse...

Antes de mais, quero pedir desculpa a todos os amigos que me visitaram e que não viram os seus comentários publicados, nem retribuídos, mas estive ausente, por problema de saúde agudo, durante uns 10 dias,(não foi Covid)...e no telemóvel não tinha acesso à moderação de comentários, não sei explicar o porquê. Agora que regressei, aqui estou a agradecer a cada um de vós e irei visitar-vos um a um, à medida das minhas possibilidades.
Um braço para todos.

CÉU disse...

Olá, mon amie chérie!

Espero, sinceramente, que já te encontres melhor e totalmente recuperada.

Beijinhos e saúde!

A Paixão da Isa disse...

venho lhe desejar tudo de bom muita saude e muita coragem e força espero que ja esteja tudo bem consigo bjs saude

Fá menor disse...

Belíssima poesia em que dá gosto deter-se.

Boa recuperação!
Beijinhos.

Anónimo disse...

I had to translate for understand how nice it is :)
Hi, would you like to follow each other?
fiftyshadesfashion.com

tulipa disse...

PARAÍSO
(no dia do meu aniversário)

Numa taça deita sumo de lua e de laranja.
eu ouça o estertor de uma gaivota...
Depois podes partir.
Podes partir. De nada mais preciso
Para a minha ilusão do paraíso.

Gostei.
Obrigada pela partilha
e como há muito
que não vens para os meus lados

Tenho posts novos aqui
ficaste curiosa? Vem espreitar

http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

http://tempolivremundo.blogspot.com/

Um abraço
e continuação de boa semana.
Tulipa

Jaime Portela disse...

Um grande poema de um grande poeta.
Querida amiga, continuação de boa semana.
Abraço.

Kalinka disse...

OBRIGADA por teres ido ver as fotos da Arrábida
SETÚBAL
mas há muito mais para ver - Turquia!
Não tens curiosidade?

Geralmente como TULIPA pois tenho 4 blogues como Tulipa 
mas hoje como Kalinka
venho dizer que fiz um post novo no blogue 
ORIENTE VERSUS OCIDENTE 

onde vou mostrando as minhas viagens e momentos belos que
fui vivendo pelo Oriente! 
Onde - dizem - tudo isto começou...
é triste, muito triste mesmo,
ver como está o Mundo com tantas mortes. 

Boa semana, beijo

" R y k @ r d o " disse...

Passado a fim de fazer um pedido
.
Nota: Se possível gostava que o link do meu blogue - onde já existe o link do seu - fizesse parte da lista dos seus blogues que visita (ou não) ou a visitar. Caso ainda não exista.
.
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.com/
.
Sincero agradecimento

A Casa Madeira disse...

Oi Maré...
Tudo bem por aqui?
Se cuide.

Vivì disse...

Molto bella e musicale...complimenti.

Rosas

Rosas
Especialmente para ti, amigo visitante

Arquivo do blogue